10/12 – Confira os principais destaques desta terça-feira

Sem categoria

Nióbio
O Tempo destaca declaração do governador Romeu Zema (Novo) de que a data para pagamento do 13o salário do funcionalismo depende da Bolsa de Valores. A matéria registra, ainda, afirmação do chefe do Executivo de que o nióbio é um “paliativo” e que o “Estado não é viável” sem outras matérias que deverão ser votadas na Assembleia, entre elas a previdenciária e as privatizações. O texto também menciona que a segurança pública planeja manifestações para amanhã e ameaça fechar delegacias em protesto se não receber o 13º antes do Natal.
Hoje em Dia destaca declaração de Zema sobre medida cautelar impetrada pelo Ministério Público de Contas para suspender a antecipação dos recebíveis do nióbio, prevista na Lei 23.477, de 2019. Ontem, as TVs Globo (2x) e Band; e a rádio Super também abordaram o assunto. A rádio Super disse que Zema considerou que ação do MP de Contas não será um empecilho. As rádios Itatiaia (2x) e CBN (2x); e o Blog do PCO também falaram sobre a ação do MP de Contas. Segundo a rádio CBN, o governo do Estado já foi notificado pelo Tribunal de Contas para prestar esclarecimentos.
Ouça também comentário do jornalista Orion Teixeira, na rádio Band News; e conversa entre jornalistas, na rádio Itatiaia, sobre o assunto.

Balanço
Diário do Comércio noticia reunião de balanço do primeiro ano de governo de Romeu Zema (Novo), registrando que ele voltou a falar da importância do projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que foi encaminhado à Assembleia. Ontem, as TVs Globo (2x) e Band e as rádios Itatiaia e Inconfidência também abordaram o assunto.
A rádio Itatiaia destacou declaração de Zema de que não tem poder para “emparedar” a ALMG. Segundo a rádio, o governador destacou o protagonismo do presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV).
Já a rádio 98 FM veiculou questionamento feito pelo apresentador Paulo Leite ao governador sobre declaração de Agostinho Patrus, de que o Executivo teria responsabilidade sobre cerca de 90% dos gastos no Estado.

Votações
O Tempo informa que a Assembleia deve votar nesta semana projeto que prorroga alíquota mais alta do ICMS para alguns serviços e produtos.
Ontem, a rádio Super também abordou o assunto. Já a rádio Inconfidência (3x) noticiou reunião do Colégio de Líderes para debater os projetos a serem apreciados antes do recesso parlamentar.
O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), e outros deputados foram citados e/ou entrevistados.

Renovação da frota
O Tempo destaca que o governador Romeu Zema (Novo) enviou à Assembleia projeto de lei que cria fundo para impulsionar a renovação da frota de veículos e prevê incentivos para o mercado de reciclagem de peças e carcaças.

Previdência
Metro noticia que, em entrevista à TV Assembleia, o vice-governador Paulo Brant (Novo) afirmou que o governo deve enviar, no início do próximo ano, projeto à ALMG que eleva de 11% para 14% a alíquota da Previdência dos servidores estaduais.

Privatizações
Ontem, as rádios Itatiaia e CBN (2x); e o portal G1 apontaram que a empresa norte-americana Eurasia Group avaliou como “negativa” a perspectiva de privatização das estatais mineiras em 2020, em especial a da Cemig e Copasa. O portal G1 destacou que, no relatório, a empresa destacou que o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), é um interlocutor importante entre o governador e os deputados.

Cemig
Ontem, o portal Os Novos Inconfidentes publicou matéria sobre edital de licitação na Cemig que teria saído com o nome da empresa vencedora. O deputado Professor Cleiton (PSB) foi citado.

Centro de convenções
Ontem, a rádio Brasileiríssima destacou projeto de construção de um novo centro de convenções em Belo Horizonte e afirmou que a iniciativa conta com o apoio de deputados estaduais.

Homenagens
Ontem, a TV Rede Minas e a rádio Inconfidência noticiaram audiência que celebrou os 35 anos da emissora televisiva. O deputado Mauro Tramonte (Republicanos) foi entrevistado.
Já a TV Globo noticiou audiência em homenagem ao evento “Melhor Tropeiro de BH”. O deputado Professor Irineu (PSL) foi citado.

MDB
Ontem, a rádio Itatiaia noticiou encontro do MDB na Assembleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *